As saco­las de plás­ti­co da WaterAid

Exhibited by
Carolina Herrera, project manager, SOFII.
Added
January 30, 2012
Medium of Communication
Mala direta.
Target Audience
Indivíduos.
Type of Charity
Ajuda internacional/desenvolvimento.
Country of Origin
Reino Unido.
Date of first appearance
1997.

A perspectiva da SOFII:

Este é um projeto brilhante e envolvente, que ocorre por meio de mala direta. O método funciona muito bem porque, além de adequado, serve para engajar o doador, introduzindo-lhe o real significado do que deve ser andar vários quilômetros todos os dias para buscar água para suprir as necessidades de sua família.

Creador:

Burnett Associates Limited. A equipe por detrás da ideia foi Derek Humphries, Jason Potts e Simon Robinson.

Resumo/ objetivos:

Este foi um caloroso pedido para que os colaboradores fizessem uma doação especial. O projeto foi criado para causar o máximo de impacto, usando um formato nunca antes utilizado em projetos de arrecadação de recursos e que deu certo, quebrando todas as regras. Água é pesada, desajeitada e difícil de carregar. Todos os dias, nos países em desenvolvimento, milhares de mulheres (principalmente) enfrentam a difícil tarefa de buscar e transportar água da nascente até as suas casas. É uma obrigação diária muito cansativa, que a maioria dos doadores encontraria dificuldade para imaginar. Esse conceito poderia ser eventualmente utilizado como um apelo em uma campanha de arrecadação de fundos? A WaterAid acreditou que sim, então, respondeu positivamente quando a sua agência na época, a Burnett Associates Limited, surgiu com a idéia inusitada de imprimir o conteúdo enviado via mala direta nos dois lados de uma sacola plástica. Os leitores foram convidados a encher a sacola com água até a metade para ver como é difícil transportá-la. A decisão da WaterAid de investir em um projeto como esse foi inovador, quebrando todas as regras. Mas, às vezes, as regras devem ser quebradas, você não acha?

Histórico:

Esse foi um teste criativo de um novo método para engajar pessoas.

Principais características:

A parte principal do texto que era enviado via mala direta foi impresso em um saco plástico. Os sacos plásticos eram embrulhados com papel que levavam o nome e endereço do destinatário, além de uma carta explicativa e um formulário para resposta.

Custo:

Não informado.

Resultados:

A campanha gerou melhores resultados do que aqueles alcançados com apelos padrões e, não surpreendentemente, gerou uma ou duas queixas a mais do que com os apelos padrões também. Derek pensa que as queixas foram de pessoas que consideram os sacos plásticos como “obras do diabo” (elas devem estar à frente de projetos que pregam a reutilização das sacolas de sisal).

Méritos:

É inspirador, inovador e envolvente. Vai inspirar outras pessoas a serem igualmente inventivas.

Outras informações relevantes:

A WaterAid não precisa se preocupar muito com o recrutamento de voluntários, uma vez que a indústria de água do Reino Unido lhe oferece um espaço gratuito nas conta de água de todo país, o que lhe garante que aproximadamente 15 mil pessoas se comprometam com a sua causa.

View original image
Aos seis anos de idade, Matilda luta para levar sua amostra de água de WaterAid mesmo quando é menos de metade do total. E ela descobre, no processo, sobre o que as outras crianças na outra metade do mundo precisam fazer, para obter o seu abastecimento do líquido precioso.
View original image
Ambos os lados da bolsa da agua. É um grande exemplo da velha máxima, "não dizer, demonstrar." WaterAid não basta pedir aos doadores para imaginarem como se sentem ao ter que carregar um abastecimento diário de água. WaterAid lhes permitiu experimentar.