Cam­pan­ha nacional de Asma: canudos por correspondência

Exhibited by
ABCR - The Brazilian Fundraisers Association
Added
May 10, 2015
Medium of Communication
Mala Direta
Target Audience
Conscientização, Indivíduos
Type of Charity
Deficiências, pesquisa & desenvolvimento de política
Country of Origin
Reino Unido
Date of first appearance
1991

Visão da SOFII

Este pacote revolucionário apresenta um dispositivo de envolvimento irresistível, um canudo plástico facilmente descartável que os leitores são convidados a destacar, abrir e respirar por ele por menos de um minuto. Essa ferramenta simples e muito prática nos permite sentir como é sofrer de dificuldades de respiração que estão associadas à asma

Criador / Originador

Zena Carter e Cary Goode da NAC e Ken Burnett da Burnett Associates Limited.

Nome do expositor

Zena Carter

Histórico

Cary Spink era a diretora da NAC na época. Ela queria projetar a organização como dinâmica; uma campanha organizada de investigação para trabalhar urgentemente na causa do combate à asma infantil, que naquele momento estava crescendo. O pacote respondeu precisamente suas ideias.

Eu me juntei à Campanha Nacional de Asma - NAC (agora Asthma UK) em dezembro de 1989, como a primeira arrecadadora de recursos remunerada. Um membro da equipe, ao descrever sua experiência pessoal, comparou o aperto das vias aéreas durante um ataque de asma como 'tentar respirar através de um canudo'. Ele não conseguia entender por que eu fiquei tão animada!

A Burnett Associates planejava a primeira remessa de correspondências da NAC. Apresentei a ideia numa reunião de agência com Cary Goode e Ken Burnett – e o resto é história.

O folheto tinha oito faces, concertina dobrada em tamanho A6. Os envelopes eram entregues à mão, creio eu que por voluntários da NAC. Usávamos os pacotes em correspondências recíprocas, trocando parte de nossas listas de destinatários com outras organizações - as leis de proteção de dados eram muito diferentes em 1991. Em um envio recíproco com a Botton Village tivemos resposta de cerca de sete por cento.

Estou feliz pela forma que os canudos por correspondência são lembrados. A Dr. Susan Kay Willians, agora CEO da Royal School de Needlework, lembra-se claramente de quando era membro da equipe da Burnett Associates que desenvolveu os canudos listrados. Outro dia mencionei o envelope a uma vizinha que dirige uma agência de correio, ela instantaneamente se lembrou de estar no conselho consultivo que lhe proporcionou o prêmio de mala direta, há mais de 20 anos atrás.

E agora, da minha adega, surgiu talvez o único exemplar que sobrou desse envelope marcante – devido à impossibilidade de entrega, foi devolvido em 1991.

Características Principais

Os canudos curvos são embalados individualmente em celofane, e foram doados pela fabricante Tetrapac.

Influência / Impactos

A ideia dos pacotes logo foi notada e amplamente copiada por outras organizações que tentam desenvolver sua própria versão de um aparelho de envolvimento, equivalente aos canudos da NAC.

Detalhes

Os pacotes foram rigorosamente testados na época, tanto em correspondências recíprocas, quanto em uma tabela de listas frias, mas não há registros até o momento; 40.000 envelopes foram testados.

Resultados

Os pacotes se tornaram o ganha-pão da NAC por muitos anos.

Méritos

A ideia dos envelopes não é apenas vencedora de prêmio, é também, com toda certeza, inovadora em sua maneira criativa de permitir que os destinatários sintam como é viver com asma.

Esse texto é da fonte Sofii e foi traduzido por Levi Borges Rodrigues, aluno da ONG Cidadão Pró-Mundo, com o apoio dos voluntários da All Type.

View original image
Ver imagem original O desafio na frente do folheto
View original image
Ver imagem original Dentro do folheto, um depoimento comovente de um garoto que tem asma.
View original image
Ver imagem original Uma breve explicação sobre a pesquisa da NAC.
View original image
Ver imagem original Contra capa interna do folheto.
View original image
Ver imagem original Contra capa do folheto.
View original image
Ver imagem original Primeira página da carta.
View original image
Ver imagem original Segunda página da carta.
View original image
Ver imagem original O envelope devolvido endereçado à mão - provavelmente escrito por um voluntário.
View original image
Ver imagem original Frente e verso do envelope não entregue – que, felizmente para a SOFII, foi parar na adega da Zena.