Cruz Ver­mel­ha por­tugue­sa – A loja que vende esperança

Exhibited by
SOFII Volunteers in Brazil
Added
December 29, 2011
Medium of Communication
Evento, “cara a cara” - presencial.
Target Audience
Type of Charity
Pública/ benefício social.
Country of Origin
Portugal.
Date of first appearance
Dezembro, 2008.

Perspectiva da SOFII:

Uma idéia maravilhosa! A exibição da Cruz Vermelha de Portugal demonstra inovação, criatividade e uma nova maneira de fazer com que as pessoas se sintam bem doando. Uma loja que vende esperança, que permite aos seus clientes aprender sobre a causa da Cruz Vermelha, a fazer diferença comprando esperança e, por deixá-los ter uma experiência de compra normal, a mudar o modo como as pessoas veem o ato de doar.

Criação:

Agência de propaganda Leo Burnett, escritório de Lisboa, Portugal.

Nome do responsável pela exibição:

Sofia Freitas, Diretora de Desenvolvimento de Relacionamento da Cruz Vermelha portuguesa.

Resumo/ objetivos:

A Cruz Vermelha portuguesa precisava arrecadar fundos para quatro diferentes projetos durante a época de Natal, o que incluia fornecer ajuda social para crianças e idosos. Eles também queriam fornecer treinamento de primeiros-socorros e um serviço de assistência telefônica. Assim, decidiram abrir temporariamente um loja de varejo que venderia esperança, um produto que você não pode ver, tocar, ouvir ou usar, mas que você pode sentir.

O projeto aconteceu de Dezembro a Janeiro de 2008 e de 2009.

Contexto:

A partir do momento que a idéia de vender esperança nasceu, a Cruz Vermelha portuguesa começou a procurar pelo local ideal em um popular shopping de Lisboa. Arquitetos, engenheiros e criativos designers trabalharam juntos em tempo recorde para construir a loja.

A loja foi divulgada fortemente em mídia impressa, na internet, na TV e no rádio. A grande sacada foi fazer com que as pessoas sentissem que estavam tendo uma experiência de compra normal – mesmo saindo com as mãos vazias, seus corações saiam cheios.

Características especiais:

O conceito inicial para a primeira loja em 2008 foi a de que se assemelhasse a uma loja de roupas, mas ao invés de roupas os clientes poderiam comprar vouchers. Esses viriam em três tamanhos: pequeno, médio e grande; o que corresponderia a diferentes níveis de doação de 5, 10 ou 25 euros. Os clientes poderiam adquirir esperança para um de seus projetos favoritos e poderiam aprender mais sobre o trabalho realizado pela Cruz Vermelha portuguesa em uma “chapelaria” especialmente desenhada que estaria dentro da loja.

Em 2009, o conceito por trás da loja da esperança foi baseado em uma livraria. A loja estava cheia de “histórias da esperança”, presentes em livros em branco com imagens de cada projeto nas capas. Os clientes puderam ouvir histórias da Cruz Vernelha por livros falados espalhados pela loja e também podiam comprar esperança no formato de um marcador de páginas.

Influência/ impacto:

Em 2008, a loja que vendia esperança foi um grande sucesso. Com tanta promoção, centenas de pessoas se enfileiraram fora da loja antes de sua abertura e centenas de vouchers foram vendidos. Além disso, a Cruz Vermelha portuguesa recebeu suporte de seus parceiros e fornecedores, de modo que a construção da loja tivesse custos mínimos.

Em 2009, a loja da esperança foi menos bem sucedida. O que pode ter ocorrido pela própria loja, a qual se encontrava em uma localização não tão central e também pela situação econômica da época.

Méritos:

A loja que vendia esperança da Cruz Vermelha portuguesa demonstra uma brilhante inovação e criatividade. Por realizarem algo novo e diferente, eles conseguiram uma ótima alternativa de presente para o Natal e também mudaram o modo como as pessoas viam o ato de doar.

Vídeo explicativo que mostra a loja da esperança e como ela foi criada:

A agência Leo Burnett ganhou vários prêmios pelo projeto, incluindo um Leão de Cannes, no ano de 2009.

Link para vídeo explicativo en YouTube, que mostra a loja da esperança e como ela foi criada: http://www.youtube.com/watch?v=DBQi55LQAmU&feature=player_embedded#!

View original image
Esse é um exemplo dos muitos anúncios impressos feitos para a loja que vendeu esperança. O projeto recebeu uma enorme atenção da mídia, em jornais, online, em TV e no rádio.
View original image
The store logo.
View original image
Os clientes poderiam comprar três tipos de voucher por cinco, dez ou vinte e cinco euros
View original image
Layout da primeira loja em 2008.

Related case studies or articles