Oper­ação Natal das Cri­anças — o ape­lo da caixa de sapatos.

Exhibited by
Amy Cruse.
Added
December 29, 2011
Medium of Communication
Eventos e divulgação online.
Target Audience
Individuais
Type of Charity
Crianças, juventude, família e benefícios sociais.
Country of Origin
Reino Unido.
Date of first appearance
Dezembro, 1990.

A Perspectiva de SOFII:

Esta exibição festiva é um exemplo maravilhoso de como uma ideia de uma pessoa (e com muita ajuda de voluntários) pode realmente fazer a diferença. Desde 1990, o apelo da caixa de sapatos da Operação Natal das Crianças ficou fortalecido passo a passo. Seu nítido objetivo e proposta educacional atraíram milhares de pessoas. E, com suas recentes inovações, foram claramente adaptando seu poder de atrair audiências atuais para manter seu sucesso.

Criador:

Dave Cooke, Operation Christmas Child (Operação Natal das Crianças).

Resumo/objetivos:

O apelo da caixa de sapatos da Operation Christmas Child é o maior projeto de Natal para crianças. Ele objetiva dar presentes de Natal para crianças necessitadas e é realizado anualmente durante os últimos 20 anos. Todo Natal pessoas são convidadas a encher de presentes e embrulhar caixas de sapatos e levar a um 'ponto de coleta pré-estabelecido', onde então são separadas e entregues a crianças em todo o mundo. Apesar de o apelo ser aberto a qualquer pessoa, crianças, em especial, são estimuladas a enfeitar suas próprias caixas de sapatos, no intuito de ajudá-las a entender o valor de doar ao próximo.

Histórico:

As raízes do apelo da caixa de sapatos derivaram de uma iniciativa de captação de recursos de David Cooke em 1990, que se sentiu compelido a ajudar crianças de um orfanato romeno depois de assistir uma reportagem na TV sobre elas. Ele encorajou pessoas em sua cidade de Wrexham, ao norte do País de Gales, a doar ajuda de emergência às crianças dos orfanatos romenos. Houve uma resposta inacreditável da comunidade local e mais de £60.000 foram levantadas, algumas delas na forma de caixas de sapatos cheias de presentes de Natal para as crianças. O sucesso da iniciativa ajudou gerar bastante publicidade e nos anos seguintes o esquema continuou a crescer, com dezenas de milhares de caixas de sapatos cheias de presentes sendo doadas de diferentes comunidades e escolas do Reino Unido. Em 1995, a Operação de Natal das Crianças se fundiu com Samaritan's Purse (Carteira dos Samaritanos), que ajudou a lançar o apelo das caixas de sapatos em outros países, e doadores em todo o mundo foram capazes de encher caixas de sapatos com presentes para ser entregues às crianças necessitadas.

Características especiais:

A combinação de características especiais ajudou a Operação de Natal das Crianças a continuar a crescer com sucesso. Primeiramente, a organização tem um grande número de voluntários registrados, que anualmente visitam escolas, locais de trabalho e outros pontos de foco da comunidade para espalhar ativamente a mensagem do apelo das caixas de sapatos. Os voluntários são também responsáveis por organizar a bonita tarefa de entregar as caixas de sapatos pelo mundo.

Em segundo lugar, embora o objetivo do esquema permaneça constante- providenciar caixas de sapatos com presentes para crianças necessitadas- o modo como as pessoas fazem isso está se diversificando. Por exemplo, como a partir desse ano as caixas de sapatos podem ser criadas também pela internet, com os doadores selecionando de um leque de opções de presentes para colocar nas suas caixas. Essas caixas virtuais são montadas manualmente por voluntários da Operação de Natal das Crianças e são entregues. Esse novo método de doação tenta fazer a participação ser mais rápida e mais fácil, bem como estender o alcance do apelo a qualquer pessoa que acesse a internet. Porém, ultimamente, as inovações da organização para captação de recursos não seriam possíveis se não fossem pelos seus voluntários, demonstrando a importância de recrutamento e manutenção do apoio voluntário.

Influência/Impacto:

Em 2009, aproximadamente 1.2 milhões de crianças de 13 países no Leste Europeu, Ásia Central e África receberam caixas de sapatos com presentes. Essas caixas foram entregues para crianças que de outra forma não teriam recebido nada para o Natal, como crianças em hospitais, orfanatos, e de famílias que vivem na miséria. A Operação de Natal das Crianças planeja cuidadosamente onde serão entregues as caixas de sapatos para alcançar aquelas que mais necessitam, e foi decidido que neste ano algumas das caixas serão enviadas para as crianças do Haiti, que estão lutando para se recuperar dos efeitos do terremoto de janeiro.

Resultados:

Desde o início de 1990, mais de 81 milhões de caixas de sapatos tem sido enviadas às crianças no mundo todo através da Operação de Natal das Crianças, demonstrando quanto sucesso esse apelo tem alcançado. Outros recursos captados pela Operação tem também sido investidos em projetos para melhorar a qualidade de vida das crianças no mundo todo, por exemplo, desenvolvendo projetos de futebol (escolinhas de futebol), construindo áreas de recreação e melhorando o acesso à água potável e limpa.

Méritos:

A Operação de Natal das Crianças é um excelente exemplo de como uma pequena iniciativa pode decolar para o sucesso se houver sintonia com a vontade do povo e também captar precioso apoio voluntário. Acreditamos que o Natal seja um tempo de dar e esse esquema abraça essa generosidade ocasional. No entanto, o apelo também providencia algo em retorno: uma valiosa oportunidade de ensinar crianças a importância de ajudar ao próximo. Tendo uma proposta educacional tão clara, a Operação de Natal das Crianças pode atrair uma maior audiência ano após ano, que devido ao contínuo sucesso da organização e crescimento através de novos métodos que ajudam a tornar a participação do povo nesse apelo mais fácil.

​Tradutores:

Sandra Regina Calgaro Lucas and Frank Russell Lucas

December 2011. São Paulo, Brazil.

View original image
Operação Natal das Crianças depende de voluntários para entregar as caixas de sapatos para crianças no exterior.
View original image
Um armazém lotado com caixas do sapatos empacotadas com presentes prontas para serem entregues para destinos do mundo inteiro.
View original image
O primeiro comboio da Operação Natal das Crianças em 1990, saindo de Wrexham para prestar ajuda de emergência às crianças dos orfanatos romenos.
View original image
Clique na imagem para assistir o video.

Related case studies or articles