Parkinson’s UK: A cam­pan­ha de Dave, a Minhoca

Exhibited by
Parkinson’s UK e Bluefrog.
Added
May 12, 2015
Medium of Communication
MEIO DE COMUNICAÇÃO: Mala direta.
Target Audience
PÚBLICO-ALVO: Indivíduos, presentes regulares
Type of Charity
TIPO DE CARIDADE: Assistência médica
Country of Origin
PAÍS DE ORIGEM: Reino Unido
Date of first appearance
DATA DA PRIMEIRA APARIÇÃO: Novembro, 2012

​ Ponto de vista da SOFII

A maioria dos arrecadadores de recursos concordariam que o patrocínio é a melhor forma de se obter fundos. Organizações capazes de oferecer isso são sempre bem sucedidas. Os doadores podem patrocinar uma criança, um cachorro, uma sala, até mesmo uma barata. Agora graças a Parkinson’s UK os doadores podem patrocinar uma minhoca. Leia mais para descobrir tudo sobre “Dave, a Minhoca” e por que ele é tão importante para a pesquisa da doença de Parkinson.

​Criador / Originador

Zena Carter e Cary Goode da NAC e Ken Burnett da Burnett Associates Limited.

Resumo / Objetivos

Dave é uma minhoca - da espécie c. elegans - que foi votada ‘a minhoca do ano’ por causa de seu incansável trabalho para ajudar a encontrar a cura para o Mal de Parkinson. Vermes dessa espécie, como Dave, têm oito células nervosas que são idênticas àquelas encontradas no cérebro humano. Pesquisadores que as estudam esperam desenvolver uma cura para a doença de Parkinson.

Dave também é um divertido e gracioso personagem que está possibilitando a Parkinson’s UK a competir em um mercado muito competitivo por apresentar pesquisas aos doadores de forma atraente, dando a eles uma oportunidade única de apoiar regularmente novas e inovadoras pesquisas.

Banners, palavras-chave, o Facebook e o Twitter de “Dave, a Minhoca” ajudam a encontrar doadores e os direcionam para o site de Dave, onde eles podem saber mais sobre ele e também podem tornar-se seu patrocinador fazendo uma doação regular de £5 (5 libras esterlinas) por mês.

​Histórico

Tradicionalmente, a Parkinson’s UK tem encontrado dificuldade de recrutar novos doadores comprometidos fora do núcleo de pessoas que já tem e daqueles que estão intimamente relacionados a eles. Por esse motivo, eles queriam desenvolver um veículo que pudessem usar para inspirar novos espectadores e oferecê-los um jeito atrativo de se conectar com a Parkinson’s.

“Dave, a Minhoca” é chamativo e está descobrindo a ciência por trás da pesquisa, mostrando aos doadores o impacto que seu dinheiro está tendo e como estão ajudando a encontrar uma cura para o Mal de Parkinson.

​Principais características

Dave não é apenas um produto para doações, ele é um amigo que as pessoas podem procurar para pedir apoio e conselhos.

As pessoas que escolhem ser um patrocinador de Dave e dão £5 por mês para ajudar a financiar as pesquisas recebem um pacote de boas-vindas, que diz a eles tudo sobre o trabalho que estão apoiando e a diferença que estão fazendo. Eles também recebem um imã e um cartão postal de Dave para que possam compartilhar Dave com seus amigos e familiares.

São enviados então periódicos e-mails de feedback aos doadores para mantê-los envolvidos com o produto, permitindo que Dave trabalhe como um sistema de conservação, assim como uma aquisição.

Dave é tão especial que chega a ter contas no Facebook e no Twitter, os quais permitem que ele interaja com seus seguidores diariamente. A meta é criar uma dinâmica e ativa comunidade online de apoiadores de Dave que compartilham um só objetivo: encontrar uma cura para o Mal de Parkinson.

​Influência / Impacto

Depois de ter sido lançado em Novembro de 2012, Dave desencadeou um grande começo com mais de 300 curtidas no Facebook e cerca de 170 seguidores no Twitter.

Dave está provando ser particularmente envolvente no Facebook, com as pessoas curtindo e compartilhando suas publicações regularmente. Comentários, tais como esses detalhados abaixo, mostram que Dave está dando esperança para as pessoas que têm tido experiência em primeira mão com a doença, os ajudando a sentir que eles fazem a diferença na procura pela cura.

Na segunda-feira, 17 de dezembro de 2012, Dave pediu a seus seguidores para completar a seguinte frase - ‘Eu amo “Dave, a Minhoca” porque...’. As respostas mostram a conotação positiva que as pessoas já associam a Dave.

‘Ele poderia fazer uma enorme diferença na vida da minha mãe.’

‘Ele é muito fofo! Mas também porque ele está fazendo algo muito importante.’’

‘Ele é muito pequeno, mas poderia fazer uma grande diferença.’

​Resultados

Apesar de novo, é fácil de ver que mesmo nesses primeiros estágios, “Dave, a Minhoca” está impressionando muitas pessoas, dando a elas um fácil e tangível jeito de ajudar a financiar a pesquisa da cura para o Parkinson.

​Méritos

A campanha de “Dave, a Minhoca” está mostrando que às vezes a melhor maneira de encontrar seu público-alvo é divulgar sua mensagem e oferecer para as pessoas a informação e o apoio que precisam.

Dave poderia ser muito bem a primeira minhoca de captação de recursos e ele está dando para as pessoas as ferramentas que elas precisam para fazer a diferença e ajudar numa pesquisa por uma cura.

Você pode ver o site de Dave aqui.

Esse texto é da fonte Sofii e foi traduzido por Gustavo Campos da Silva, aluno da ONG Cidadão Pró-Mundo, com o apoio dos voluntários da All Type.

View original image
Veja a imagem original ”Dave, a Minhoca” vai direto ao ponto: você pode ajudar a encontrar uma cura para a doença de Parkinson.
View original image
Veja a imagem original Introduzindo a ideia de patrocinar uma minhoca.
View original image
Veja a imagem original Aqui o visitante do site de Dave aprende sobre a emocionante descoberta que Dr. Garner e sua equipe fizeram.
View original image
Veja a imagem original Mais informações sobre a doença de Parkinson e o que Dave precisa.
View original image
Veja a imagem original O que o doador recebe.
View original image
Veja a imagem original A pergunta.
View original image
Veja a imagem original Dave responde perguntas.
View original image
Veja a imagem original Dave, o garoto da capa… quer dizer, minhoca!
View original image
Veja a imagem original O pacote de boas-vindas realmente faz o doador sentir-se parte da causa.