Operação Raleigh: Mailing em Papel Higiênico
- Exhibited by
- Lindsay Boswell
- Added
- September 01, 2014
- Medium of Communication
- Mala direta
- Target Audience
- Corporações
- Type of Charity
- Crianças, jovens e famílias
- Country of Origin
- Reino Unido
- Date of first appearance
- Desconhecida
Ponto de Vista da SOFII
Esta é uma daquelas ideias audaciosas e simples que faz com que todo mundo se pergunte: ‘por que eu não pensei nisso antes?’ A verdade é que a melhor forma de captação de recursos é quase sempre a mais simples e a mais direta. Esse tipo de correspondência também demonstra com sucesso o valor da escrita ‘a partir do campo’, de um modo bastante diferenciado.
Resumo / Objetivos
Esta história é sobre uma iniciativa de captação de recursos que é tão simples que merece ser ouvida. A Operação Raleigh leva jovens para cantos distantes do planeta onde eles são muitas vezes negados as comodidades básicas do dia-a-dia, às quais eles possivelmente não davam a devida importância quando estavam em casa. Durante as expedições da Operação Raleigh, o líder John Blashford-Snell costumava reproduzir uma imagem da exploração nos locais mais remotos, pioneiros e inovadores. Esta imagem está no centro da ‘marca’ da Operação Raleigh.
Ele criou esta imagem escrevendo mensagens de agradecimento para os patrocinadores da expedição – seus principais apoiadores corporativos – utilizando pedaços brilhantes de papel higiênico duro. Nesses pedacinhos, ele escrevia que estava até o pescoço com algum tipo de situação estilo ‘Indiana Jones’, explicando que ele urgentemente queria expressar o quão fundamental o apoio deles era para transformar a expedição em um sucesso, porém esse pedaço de papel era a única coisa que ele tinha para escrever. A chegada de um bilhete desse tipo na sala de reuniões de renomadas empresas internacionais ou do Reino Unido causaram uma impressão marcante. Uma segunda doação era quase sempre garantida.
Histórico
Raleigh International é uma organização de desenvolvimento para jovens com base no Reino Unido que visa ajudar pessoas de todas as origens e nacionalidades para que possam descobrir todo o seu potencial. Inicialmente, era um projeto de quatro anos que começou como a Operação Raleigh. Fazer da carta de agradecimento uma comunicação definitiva que incorpora todos os valores da marca é muito raro, porém esse conceito simples realizou esse objetivo muito bem.
Resultados
É brilhante, simples e funcionou.
Coronel John Blashford-Snell, um dos fundadores da Operação Raleigh
Características Especiais
Escrito à mão em papel higiênico.
Custos
Nada mais do que um selo de segunda classe, um envelope e, é claro, o papel higiênico.